Jesus planejou descansar, viajar e ficar um tempo refletindo e orando longe da sua terra e do seu povo e ao sair deixou e distribuiu as responsabilidades:
Ele alocou o dinheiro conforme a capacidade de cada gestor.
Deu-lhes uma missão específica com o prazo definido: administrar o dinheiro pelo período em que estarei viajando e obter os melhores resultados possíveis.
Quando ele voltasse, cada um dos gestores deveria prestar contas do seu sucesso individual no cumprimento da missão.
O primeiro e o segundo gestor tinham dobrado o valor do investimento.
O terceiro enterra o dinheiro em um lugar seguro e o devolveu. Não assumiu risco algum, não fez qualquer esforço e não gerou nenhum retorno sobre o investimento. Simplesmente manteve o que recebera.
Os dois gestores que dobraram o investimento foram generosamente recompensados, elogiados e promovidos. O gestor de melhor desempenho recebeu um bônus além da recompensa.
O terceiro gestor achou que também tinha direito a recompensa e elogios, porque protegera o dinheiro que lhe tinha sido entregue, sem perder nenhum centavo. Mas, em vez de elogiá-lo, o patrão o chamou de negligente e mau, e o demitiu. Ele não usara o que recebera para obter um ganho significativo.
Os cincos erros críticos do terceiro gestor.
1 – Uma mentalidade de direito adquirido. O terceiro gestor considerava seu emprego uma garantia absoluta. Achava que era suficiente estar presente no local de trabalho.
2 – Esforço mínimo e desempenho sem brilho.
3 – Ele desperdiçou tempo e oportunidade. Tempo não se armazena.
4 – Ele abandonou o propósito do seu emprego. Em nossa vida profissional somos contratados com um propósito. Ele deve fundamentar nossa postura e comportamento.
5 – Ele perdeu a oportunidade de realizar um grande feito, e preferiu evitar riscos e acomodar-se.
O que os dois gestores bem sucedidos nos ensinam:
1 – Diligência gera sucesso extraordinário. Segundo Salomão a diligência combina com persistência, inteligência, planejamento e desempenho de maneira eficiente e eficaz para um resultado superlativo seja atingido.
2 – O sucesso extraordinário gera recompensas extraordinárias. Alguém verá!
3 – O sucesso não é definido apenas por dinheiro. Quanto mais bem administrados forem seus talentos, mais bem-sucedido você será.
JESUS, O HOMEM MAIS SÁBIO QUE JÁ EXISTIU.
A verdade que Jesus não tinha nada a ver com religião – ele tinha tudo a ver com a realidade. Ele veio á terra para cumprir uma missão específica: fornecer, por meio de atos e palavras, os meios para que a humanidade pudesse se unir a Deus.
Importante: quando uma pessoa começa a enxergar a realidade, as ilusões deixam de ter o poder de impedir ou limitar o seu progresso. Isso vale para negócios, casamentos, criação de filhos e todas as outras áreas da vida.
As pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm algumas coisas em comum: um objetivo que guia sua missão; a capacidade de comunicar de forma eficaz sua mensagem; e métodos ou estratégias que ajudam a criar resultados extraordinários.
Jesus sempre deu mais valor a quem realmente realizava seus propósitos.
OS MOTIVOS DE JESUS:
1 – Ele era orientado por Deus para fazer e dizer o que fazia e dizia.
2 – O amor por seu pai e o desejo de obedecer e agradar a Ele.
3 – A vontade de glorificar Deus para toda a humanidade.
4 – Seu amor ao próximo.
5 – O desejo de dar vida eterna a seus seguidores.
6 – Seu desejo de servir a humanidade e sacrificar a própria vida para o resgate de todos os seres humanos.
7 – Seu desejo de completar o que ele sabia que era a obra de Deus na Terra.
Tentar entender o que se passa na cabeça do outro é o primeiro passo para transformar até mesmo o pior dos relacionamentos em uma relação sólida e duradoura. Salomão disse; provérbio 10:19; quem controla a língua é sensato. Ele também disse: quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha (provérbio) 18:13).
Estude a vida de qualquer pessoa que já realizou algo significativo e você verá que ela estabeleceu parcerias na realização dos seus feitos. Infelizmente, nossa cultura não ensina as estratégias, habilidades e técnicas necessárias para estabelecer parcerias eficazes. E, sem elas, somos apenas capazes, na melhor das hipóteses, de produzir resultados medíocres. De todas as estratégias que queiramos fazer a mais poderosa é o estabelecimento de parcerias eficazes. Não apenas sócios ou parceiros jurídicos, mas pode ser um mentor, um conselheiro, um funcionário importante ou simplesmente um amigo ou parente – qualquer pessoa que nos ajude a realizar uma tarefa ou atividade que não podemos realizar sozinhos.
O primeiro passo para estabelecer uma parceria eficaz é identificar os projetos que requerem parceiros. Em seguida você deve identificar as necessidades específicas que deseja que seus parceiros satisfaçam e as tarefas que deseja que eles realizem.
O segundo passo é identificar as pessoas certas para satisfazer as necessidades.
Terceiro passo recrutar com sabedoria o parceiro certo.
Quarto passo utilizar com eficácia o parceiro.
MISSÂO: O que Jesus realmente nos ensinou foi a ter uma vida de propósitos realizados. A maioria das pessoas não tem uma vida guiada por propósitos. Por isso, raramente superam a mediocridade. É apenas quando guiado por propósitos que o ser humano tem potencial para obter resultados extraordinários.
A paixão é o único combustível capaz de alimentar de modo eficaz nosso ímpeto em busca de excelência e realização. No desenvolvimento de uma paixão, somos nós que assumimos o controle, em vez de sermos dominados pela paixão.
O incrível valor: a característica mais importante para termos um ótimo relacionamento com outra pessoa é a honra.
A COMPREENSÃO TRANSFORMA MENTES, A AÇÃO TRANSFORMA VIDAS.
Livros Steven K. Scott.