LIÇÕES DA SOCIEDADE MAIS BEM-SUCEDIDA DA TERRA.

O que podemos aprender com essa sociedade?

Aprendendo com a sociedade mais bem-sucedida da terra! As formigas.

A sabedoria é a capacidade de olhar o mundo ao redor, tirar lições e colocá-las em prática.

Elas possuem: diligência no trabalho, foco no propósito, proatividade organizada, inteligência logística para provisão e cultura de consumo consciente, cooperação e trabalho em equipe, gestão de tempo e planejamento de ações harmônicas.

Embora irracionais, elas seguem um rígido sistema de vida, na qual o trabalho em equipe é destaque.

Estas pequeninas não fogem do trabalho, possuem um propósito, são organizadas, têm iniciativa, adquirem recursos, não desperdiçam nada, trabalham em equipe, administram o tempo com inteligência e concluem suas atividades em vez de adiá-las. Sabem usufruir do descanso e desfrutam dos resultados de seu trabalho.  Por isto elas são a sociedade mais bem-sucedida da terra.

O que mais podemos aprender com elas?

1 – Não fogem do trabalho

Um exemplo é a capacidade de comunicação.  Além dos contatos dotados de significados, as formigas são capazes de ouvir instruções de sua rainha, embora não tenha ouvidos.

2 – Trabalham com propósitos

Formigas agem com um propósito. Trabalho envolve propósito, sem isso ficamos a deriva dos acontecimentos, das intempéries da vida.  A falta de propósito impossibilita a tomada de decisões.

3 – São organizadas

O planejamento é prática fundamental para quem quer ser vitorioso na vida. Sem um plano, tendemos a vagar pela existência sem direção nem propósito. Sem organização, não chegamos a lugar algum. Sem planejamento, você não será capaz de reconhecer e aproveitar as oportunidades da vida. Dizer para onde vai ou discernir o momento que está vivendo. Defina os objetivos: O primeiro passo que uma pessoa deve dar na elaboração de um plano é definir quais objetivos quer alcançar. A visão da sociedade mais bem-sucedida da Terra é clara: sobreviver e garantir a preservação da espécie.

4 – Tem iniciativa

As formigas tão pouco deixam para o dia seguinte a tarefa que tem de ser realizada hoje. O hábito de protelar algo é o caminho mais curto para o marasmo, a improdutividade e o fracasso. O indivíduo proativo sempre encontra motivos para começar algo, para trabalhar e desenvolver o potencial, enquanto que o preguiçoso sempre tem uma desculpa para não fazer nada. Todas as pessoas de sucesso tem uma coisa em comum: arregaçaram as mangas e foram à luta.

5 – Adquirem recursos

Elas vão a busca do que necessitam para a sua sobrevivência, folhas, flores, plantas, açúcar, migalhas etc. Seja fiel no pouco e no muito também. Trabalhe com excelência e faça algo que permanecer depois que você se for. Não basta disposição, é preciso competência.

Formiga subindo em um galho

6 – Não desperdiçam nada

As formigas sabem que cada migalha é importante e, por isso, administram seus recursos com inteligência. Planeje antes de gastar. Uma batalha se vence cuidando dos detalhes. A vida financeira equilibrada precisa de planejamento. Aprenda a priorizar as despesas. Isso melhora sua relação com o dinheiro e ajuda até mesmo a economizar para realizar um sonho. Jamais compre por impulso. 

7 –  Trabalham em equipe

Um formigueiro é como uma empresa próspera e bem azeitada, em que cada integrante conhece a sua função e sabe que todo o sistema depende de sua eficiência. A sociedade mais bem-sucedida da Terra não compete, mas cooperam umas com as outras entre habitantes da colônia. Ninguém é melhor que ninguém. Humildade. Não há como desenvolver um relacionamento saudável em uma equipe que abriga mentiras.

8 – Administram o tempo com inteligência

Gente desorganizada precisa trabalhar duas, três, quatro vezes na mesma tarefa. Ao lado de profissionais competentes, quem é desorganizado tem má reputação e passa a ser considerado instável ou não confiável.

9 –  Concluem suas atividades em vez de adiá-las

Manter o foco é a ferramenta mais importante para quem quer ser eficiente naquilo que faz.  O foco é o fator mais importante para se atingir uma meta. Rotinas claras colaboram para a conclusão de tarefas.

10 – Desfrutam de descanso e dos resultados de seu trabalho

Deus quer que sejamos contentes. Afinal um dos frutos é a alegria. Na vida profissional precisamos pedir a Deus um coração santo, amoroso e alegre. O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Devemos valorizar o repouso na medida correta.

Conclusão

A sociedade mais bem-sucedida da terra, as formigas, não têm medo de trabalhar, possuem iniciativa, sabem as razões do seu esforço, são organizadas e capazes de armazenar riquezas. Além disso, combatem a cultura do desperdício, cientes de que cada migalha é importante; também não ficam pelo caminho, antes concluem suas atividades. A despeito de tudo isso, sabem usufruir do descanso e dos resultados do seu trabalho.

Mensagem: A Liberdade Financeira é mais do que um objetivo ou uma linha de chegada. Liberdade Financeira é um estilo de vida. É você ser o dono do seu destino. Ser livre financeiramente é ter tempo e dinheiro para fazer o que você quiser. É viver de forma inteligente, saudável e do jeito que você sempre sonhou.

FONTE: WILLIAM DOUGLAS E DAVI LAGO.